Skate une homem e arquitetura em SP

22 jul

Os olhos ágeis do skatista logo reparam no desnível na calçada provocado pelo crescimento da raiz de uma árvore sob o piso, ao lado de uma estrutura de canos de metal que serve para separar os pedestres da movimentada avenida, onde passam carros em alta velocidade. Naquela configuração de metal e concreto, várias possibilidades de manobras que deixam marcas no shape do skate que desliza em plena Avenida Paulista.

A Adidas Skateboarding apresenta a mostra Destroy and Create, em cartaz entre os dias 6 de agosto e 3 de setembro, na Matilha Cultural, no Centro de São Paulo. Desenvolvida pela Vista Skateboard Art, com curadoria de Lucas Pexão, Destroy and Create explora a relação dos skatistas com a arquitetura das metrópoles, a destruição inerente à sua prática e o resultado artístico do contato entre a os skates e a cidade. O projeto envolve artistas visuais, fotógrafos, videomakers, skatistas e arquitetos, em um experimento que produz arte e reflexão a respeito da subcultura do skate como forma de expressão gráfica e corporal. Para Tiane Allan, gerente de marketing da adidas Skateboarding, a sinergia de todo o time foi fundamental  ” A paixão de todos os envolvidos no projeto fica clara nas imagens que conseguimos captar. Todo o conceito está muito bem amarrado e o resultado não poderia ser melhor.”

Destroy and Create é um processo de criação que será representado não só na Matilha Cultural, mas também em praça pública.

O primeiro mês estará todo concentrado na Matilha Cultural, um centro de cultura independente localizado na região central da cidade de São Paulo e que integra sala de cinema com espaço expositivo e sala multiuso.

A mostra apresenta, lado a lado, shapes, tênis, fotos e vídeos que registram artisticamente o processo de destruição – desde sua utilização como suporte para pintura, passando pela transformação destas obras de arte em skates (com a colocação de eixos, rodas e rolamentos), até a performance de skatistas com as peças, em três sessões realizadas durante o mês de junho. “Escolhemos a Avenida Paulista, no Centro de São Paulo, justamente por que ela é um ponto de encontro natural dos skatistas da cidade”, afirma Lucas Pexão, curador do projeto. “São trinta fotos de três fotógrafos e 2 vídeos de artistas especialmente convidados para a exposição”, conta.

A Matilha também recebe Vênus, uma escultura criada pelo Coletivo Noh e que serve como obstáculo para skatistas realizarem suas manobras, estabelecendo uma conexão direta entre arquitetura, arte e skate.

“O skate e a street art são duas faces da cultura urbana que evoluíram a ponto de influenciar campos como design gráfico, propaganda, moda e arquitetura”, explica Pexão. “O skatista é um ser criativo, flaneaur contemporâneo que aprecia a arquitetura com o corpo, vaga pela cidade em busca de experiências e, inspirado por essa maneira distinta de usar a arquitetura, se expressa das mais variadas formas”.

Escultura liberada para skatistas

Após um mês de exposição na galeria, a Vênus servirá como molde para uma peça de concreto que será instalada em uma praça, em São Paulo. Em local público, a escultura ficará disponível por pelo menos 30 dias para que skatistas da cidade possam interagir.

Durante o período de exposição, a Matilha Cultural abrigará também ações educativas/reflexivas, com a finalidade de descentralizar o acesso à arte e propor uma experiência positivamente transformadora para jovens carentes e o público em geral.  Nas quartas-feiras, 11 e 18 de agosto,as atividades serão dirigidas a jovens da Fundação CASA e outros projetos sociais. Nos sábados, 14 e 21 de agosto, os bate papos serão abertos ao público.

Redes sociais

Destroy and Create ainda está presente nas redes sociais, proporcionando uma extensão virtual do projeto e criando uma base significativa de interação entre a mostra e o público. Antes mesmo do início da exposição, é possível acompanhar parte do processo criativo em vídeo e fotos de making of, além de entrevistas com os artistas e skatistas do time da adidas Skateboarding pelo Tumblr Destroy and Create, pela página no Facebook ou mesmo pelo Twitter.

http://destroyandcreate2010.tumblr.com/

http://www.twitter.com/destroy_create

http://www.facebook.com/destroyandcreate

Imagens da exposição podem ser encontradas nos links:

Sessions e skatistas: http://www.sendspace.com/file/m74dq2

Shapes novos: http://www.sendspace.com/file/wrwwwq

Shapes usados: http://www.sendspace.com/file/hp47hz

SHAPES COMO SUPORTE

O skatista novato costuma comprar o primeiro shape influenciado pelas ilustrações em sua superfície e, ao longo dos anos, estabelece uma relação íntima com esses desenhos.

A destruição visual provocada pelo desgaste dos shapes acaba constituindo uma nova ilustração que se transforma ao longo do uso e registra o ato performático do skatista em sulcos na madeira.

Muitos skatistas guardam seus skates destruídos, apreciando suas ranhuras e o que sobra das ilustrações originais. Alem dos gráficos produzidos industrialmente, o shape se consolidou como um suporte para desenhos, pinturas e colagens originais de artistas. Nos últimos anos, tomou forma de objeto de arte, sendo colecionado como design gráfico ou exposto como quadro por colecionadores, galerias e museus.

Mantendo em destaque o processo criativo da prática do skate, em Destroy and Create, shapes são usados como suporte para a produção de obras de arte por artistas com raízes ou conexões com esse universo.

ARTISTAS
Sesper Trampo Billy Argel Walter Nomura “Tinho”
Mateus Grimm MZK Carlos Dias Fabio Bitão
Bruno 9li Barnero Silvana Mello

PERFORMANCE E REGISTRO
A partir do início de junho, os shapes transformados em peças de arte foram montados como skates (ganhando eixos, rodas e rolamentos) e usados por skatistas da Equipe adidas Skateboarding em três sessões de skate na Avenida Paulista, em São Paulo.

O registro do skate como performance é uma forma de arte. Partindo desse princípio, fotógrafos e videomakers foram convidados para registrar as sessões dos skatistas da equipe da adidas Skateboarding e um skatista convidado na Avenida Paulista em São Paulo, com toda liberdade de formato e edição.

Skatistas: Fotógrafos: Videomakers:
Klaus Bohms – pro Adidas Skateboarding

Daniel marques – amador Adidas Skateboarding

Akira Shiroma – amador Adidas Skateboarding

Fabio Schumacher – skatista convidado

Flavio Samelo

Fabiano Lokinho

Alex Brandão

Gabriel Sândalo

Alexandre Cotinz

EXPOSIÇÃO

O registro fotográfico serve como base de comparação subjetiva ao mostrar como eram os shapes/obras antes da performance dos skatistas e após sua degradação. Na Matilha Cultural, lado a lado, shapes destruídos e fotos que retratam todo o processo de transformação. Em outro espaço, vídeos estão acompanhados de pares de tênis que mostram o resultado da mesma ação de desgaste.

ESCULTURA SKATÁVEL

Criada pelo Coletivo Noh, Vênus é uma escultura desenvolvida para servir como obstáculo para skatistas realizarem suas manobras, estabelecendo, diante do público, uma conexão direta entre arquitetura, arte e skate.

Realizada em duas etapas, a obra é resultado de uma série de projetos e experimentos do coletivo multidisciplinar envolvendo arquitetura, arte, design e skate, com foco em criar esculturas ou locais liberados para a prática do skate, levando em conta o senso estético necessário para isso.
A primeira fase da Vênus será realizada na galeria Matilha Cultural, entre os dias 6 e 3 de setembro. Na abertura da mostra, no dia 5 de agosto, a obra estará disponível para que skatistas da Equipe Adidas Skateboarding e convidados a utilizem.

Fase 1 (galeria)

A escultura é formada por duas chapas de metal cortadas e moldadas, formando uma estrutura simétrica com cara de barco. O skatista anda dentro dela, como em uma mini ramp, basicamente podendo realizar manobras na transição e encaixar na borda. Permite somente manobras consideradas mais suaves, como uma brincadeira dentro da galeria, e não uma session pesada que nem o teto nem o espaço permitiriam.

ATIVIDADE CULTURAL

Durante o período de exposição, uma série de atividades educativas/reflexivas, com workshops e bate papos, será realizada com a finalidade de descentralizar o acesso a arte e propor uma experiência positivamente transformadora para jovens carentes e o público em geral. Sempre realizados na galeria Matilha Cultural, eles devem promover um estudo aprofundado sobre a cultura urbana e irão ocorrer às quartas-feiras (11 e 18 de agosto) e sábados (7 e 21 de agosto).

Nas quartas-feiras, das 14h às 17h, as atividades serão ministradas pelo curador Lucas Pexão, pelo fotógrafo Flávio Samelo e pelo skatista Klaus Bohms, para jovens da Fundação CASA e outros projetos sociais. A programação tem início com uma visita guiada, seguida por um workshop.  Como resultado desta primeira etapa, artistas e participantes vão produzir uma revista independente (fanzine, ou zine) sobre Destroy and Create. Os participantes serão incentivados a escrever e ilustrar suas opiniões e pontos de vista sobre a exposição, utilizando fotos (tiradas e impressas no próprio local) e colagens, composições próprias desse tipo de publicação. Ao final, cada participante receberá duas cópias xerocadas da criação.

Aos sábados, em sessões abertas ao público, das 14h às 17h, os bate papos trarão exibição de slides e vídeos sobre fotografia e produção de vídeo, especialmente nos segmentos do skate e arte urbana. Mediados pelo curador Lucas Pexão, o fotógrafo Flávio Samelo e o videomaker Alexandre Cotins falarão sobre suas influências, trajetória profissional, técnicas envolvidas e o mercado de trabalho desse segmento.

Data e Horário Evento Público
Quarta-feira, 11/08
14h às 17h
Oficina ministrada por Lucas Pexão, Flávio Samelo e Klaus Bohms Fechado para jovens de projetos sociais
Sábado, 14/08
14h às 17h
Bate papo com Lucas Pexão, Flávio Samelo e Alexandre Cotins Aberto ao público*
Quarta-feira, 18/08
14h às 17h
Oficina ministrada por Lucas Pexão, Flávio Samelo e Klaus Bohms Fechado para jovens de projetos sociais
Sábado, 21/08
14h às 17h
Bate papo com Lucas Pexão, Flávio Samelo e Alexandre Cotins Aberto ao público*

*inscrições devem ser feitas na Matilha Cultural, 30 minutos antes do início programado

*inscrições devem ser feitas na Matilha Cultural, 30 minutos antes do início programado

VÊNUS LIBERADA PARA SKATISTAS

A segunda fase da escultura Vênus irá ocorrer em praça pública, após um mês de exposição na galeria Matilha Cultural. Para a ocasião, a peça, originalmente de metal e presente na Matilha, serve como molde para uma outra escultura, em concreto, que será doada à cidade de São Paulo por pelo menos 30 dias.

Primeiro experimento fixo, em concreto, do Coletivo Noh, a escultura será liberada para que skatistas da cidade a utilizem para manobras, estabelecendo uma relação livre e definitiva entre artes plásticas e skate.

Sobre a Adidas Skateboarding

Desde 2006 dedicada ao skate, a Adidas Skateboarding tem orgulho de fazer parte do dia-a-dia dos skatistas ao redor do mundo através de produtos clássicos da adidas reinterpretados para o skate e aprovados pelo time global de pros da marca: Mark Gonzales, Dennis Busenitz, Tim O’Connor, Pete Eldridge, Silas Baxter-Neal e Benny Fairfax. A Adidas Skateboarding adota a linha lifestyle, trazendo calçados, vestuários e acessórios, e além do time de amadores (Nestor Judkins, Jake Donnelly, Vince Del Valle e Lem Villemin), conta também com um time internacional do qual faz parte o brasileiro Klaus Bohms. Além de Klaus o time é composto por  Kurt Winter (Austrália), Raul Navarro (Espanha), Günes Ozdogan (Suécia), Chewy Cannon (Reino Unido), Petr Horvat (República Checa). A Adidas Skateboarding no Brasil também conta com os amadores Daniel Marques e Akira Shiroma.

MATILHA CULTURAL

Rua Rego Freitas, 542 – São Paulo

Tel.: (11) 3256-2636

Horários de funcionamento: terça-feira a sábado, das 12h às 20h

Wi-fi grátis

Cartões: VISA (débito/crédito)

Entrada livre e gratuita, inclusive para cães

Os horários podem mudar conforme a programação

Consulte o site: www.matilhaculural.com.br

Anúncios

Uma resposta to “Skate une homem e arquitetura em SP”

  1. Gabriel 18 de outubro de 2010 às 15:18 #

    Muito bom o post.
    Evento da Adidas é sempre bem-vindo.
    Postamos em nosso blog também, referente ao evento.
    http://retinacomunicacao.blogspot.com/
    Parabens pelo trabalho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: