Setembro Verde espalha “Vagas Vivas” na noite do Baixo Augusta

24 set

Na semana do Dia Mundial Sem Carros, 10 vagas de estacionamento de carros serão ocupadas por pessoas.

Dando continuidade às atividades do Dia Mundial sem Carros e dentro da programação Setembro Verde, a Matilha Cultural vai levar a ocupação Vaga Viva para a região conhecida como Baixo Augusta, centro da cidade. Na próxima sexta-feira, dia 24, a partir das 22h, dez vagas de estacionamento de carros localizadas em quatro pontos da R. Augusta (entre a R. Fernando de Albuquerque e altura do número 609) serão transformadas, temporariamente, em áreas de convivência para pessoas. Além da Matilha, a ONG 350.org e os coletivos Cecília e Teatro Silva também realizarão a intervenção, que conta com o apoio da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente e do movimento SWU – Start With Us.

“Ao retomar o espaço que foi ocupado pelos carros, a Vaga Viva provoca uma reflexão sobre nossa relação com o automóvel e qual tipo de cidade queremos”, diz Rebeca Lerer, da Matilha Cultural. “A Vaga Viva já acontece há anos no Brasil e em diversos países por conta da mobilização do
Dia Mundial sem Carros, mas esta é a primeira vez que a ação é direcionada ao público que frequenta a noite paulistana”. 

Na R. Augusta altura do número 609, a Matilha Cultural ocupará 4 vagas de automóveis e transformará o espaço em uma “praça” com bancos de jardim, plantas, tapetes de grama, iluminação, latas de lixo e cinzeiros. Serão distribuídos materiais informativos sobre consumo responsável e sementes de árvores nativas que foram doadas pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente.

Ainda na praça da Matilha, com o apoio da Associação Natureza em Forma (proteção animal), a adoção de cães e gatos será promovida com a presença de cachorros que aguardam adoção, acompanhados de seus protetores (não será realizada adoção no local). O ator Felipe Montanari fará performance, na qual personagens interagem com a cidade e seus habitantes de forma nada convencional. Usando instrumentos musicais, fantasias ou simplesmente um microfone, sua interpretação mostra uma maneira crítica e divertida de enxergar as relações humanas.

O coletivo Cecília vai ocupar duas vagas na R. Augusta altura do número 810. Em uma das vagas será montado um ambiente no estilo cabaret, em referência à história do Baixo Augusta. Na outra vaga, um pequeno cineclube com projeções de filmes antigos em 8 mm deve entreter as pessoas. A Cecília é uma associação cultural sem fins lucrativos com a missão de promover acesso à cultura e à informação. É também um espaço compartilhado de trabalho, em que pessoas com diferentes projetos, habilidades e interesses colaboram entre si.

Na R. Augusta altura do número 976, o coletivo TeatroSilva vai ocupar outras 2 vagas. Em uma delas, será recriado o ambiente do cômodo de uma casa (quarto/sala) com a mensagem a cidade também é sei lar. Na segunda vaga, a Kombi do TeatroSilva servirá de tela para um live painting (arte ao vivo) com os grafiteiros Boleta e Ninguém Dorme. O TeatroSilva atua na Zona Norte da cidade de São Paulo e leva a escolas públicas espetáculos que abordam temas transversais ao currículo escolar; só em 2009, apresentou-se para mais de 2500 alunos. O grupo participa da coordenação do Dia Mundial Sem Carro, integra o Grupo de Trabalho Cultura do Movimento Nossa São Paulo e é o idealizador da construção do primeiro teatro ecológico brasileiro.

Já a ONG 350.org vai ocupar uma vaga na esquina da R. Fernando de Albuquerque (09) com a R. Augusta. A vaga terá móveis de papelão (emprestados pelo The Hub) e plantas, formando uma sala de estar tipo lounge. Serão divulgadas as ações do dia 10/10/10 – Dia Global de Soluções Climáticas, que incentiva a participação do público e ajuda os interessados a criarem ações para marcar esta data de mobiização social contra o aquecimento global. A 350.org também vai coletar assinaturas para a petição da campanha mundial Começando por Cima,  que pede aos Presidentes para instalarem painéis solares em suas residências e palácios e adotarem legislações que permitam o acesso da população a energias limpas. As primeiras 50 pessoas que assinarem a petição ganharão um vaso de flor como recordação.

O movimento SWU – Start With Us vai participar da Vaga Viva com a ação Bota Bituca, com o grupo Recicleiros. Além de varrer a R. Augusta, serão distribuídos bota-bitucas (cinzeiros portáteis) para evitar que as pessoas joguem bitucas na rua. O SWU é parceiro do Setembro Verde e da mobilização 10.10.10 e também vai documentar a Vaga Viva em vídeo.

 

Anúncios

Uma resposta to “Setembro Verde espalha “Vagas Vivas” na noite do Baixo Augusta”

Trackbacks/Pingbacks

  1. Setembro Verde espalha “Vagas Vivas” na noite do Baixo Augusta | Placedelamode - 24 de setembro de 2010

    […] Setembro Verde espalha “Vagas Vivas” na noite do Baixo Augusta  » https://texticulosdemoda.wordpress.com […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: