Mulheres e casas

3 nov

A partir de 6 de novembro até 4 de dezembro, a artista plástica gaúcha Silvana Mello apresenta sua exposição Mulheres e Casas na galeria Acervo da Choque, na Vila Madalena.

São 15 trabalhos inéditos sendo quatro bordados de larga escala e dois menores; uma pintura sobre holografia, três casinhas de bonecas pintadas, um diorama em formato de caixinha de música em que Silvana aplicou miniaturas de ferrorama, e incluiu a faixa “Michele” dos Beatles. Há também uma fotografia feita a partir do diorama e três pinturas sobre mosaicos de pastilhas.

Quando questionada sobre a escolha do nome da exposição, Silvana conta: “Quis um nome despretensioso, que representasse, diretamente, meu momento. Estou usando como suporte algumas casinhas de bonecas e percebi que saí um pouco do universo infantil e retratei as mulheres. Além disso, a artista deseja que o público tenha uma certa identificação. “Quero que eles enxerguem, a partir dali, algo bom em suas vidas. Usei como referências muitas fotos de amigos, quis sair do meu universo particular, enfatiza.

Embora já tenha trabalhado com tatuagem e vídeo, atualmente se dedica à pintura e ao bordado. No caso do bordado, desenvolve um grande bastidor com algodão bem grosso esticado, que recebe um esboço do desenho preenchido a linha, patchwork, botões antigos, flâmulas vintage e itens que a artista encontrou em uma lata de costura de sua mãe. “Há algum tempo comecei a me dedicar a bordados maiores. Eu geralmente uso os suportes conforme imagino sua adequação ao desenho inicial”, conta a artista sobre seu processo criativo. Hoje, por conta de suas atividades maternas, ela aproveita seu tempo à noite para produzir em ateliê e procura prevenir sua família do contato com materiais tóxicos.

Nesta exposição, Silvana Mello usou pintura sobre madeira para criar suas casinhas de bonecas, fez mosaicos com ladrilhos em cores no padrão anos 60, que encontrou numa azulejaria de Perdizes/ SP. Já o diorama ganhou o título de “O Ipê Amarelo”. Na tampa da caixa, que funciona como um fundo, Silvana pintou uma paisagem com um ipê, araucárias e casinhas de madeira que viu e fotografou ao visitar sua avó no sul do Brasil.

Mulheres e Casas por Silvana Mello @ Acervo da Choque

Abertura: 6 de novembro, das 14h às 18h

De 6 de novembro a 4 de dezembro

Rua Medeiros de Albuquerque, 250, Vila Madalena, São Paulo

Telefone (11) 3061-2365

www.choquecultural.com.br

galeria@choquecultural.com.br

Terça-feira a sábado, das 13h às 18h

Grátis

Livre

 

 

 


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: